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A relação entre a tecnologia e estimulação da aprendizagem e autonomia do estudante
Quando se pensa no trabalho escolar e na relação entre informática e ensino-aprendizagem é ainda frequente pensarmos o desenvolvimento das tecnologias como um incremento técnico auxiliar ao professor, propiciando novas maneiras de se apresentar o conteúdo aos alunos. O computador, nesse caso, é uma variação da dupla lousa-giz.
O desenvolvimento das tecnologias nas últimas décadas superou, ou estamos em processo de superação, da visão do computador apenas como processador de informações. A internet abre as portas para uma infinidade de possibilidades e isso nos faz compreender, portanto, a relação entre computador, ensino e aprendizagem não somente como auxiliar à exposição de conteúdos em sala de aula.
P.Lévy (1977) já colocava quando antevia as consequências do desenvolvimento da computação pessoal e da rede mundial de computação no início da década de 90: Quem ensina e quem aprende? Quem pede e quem recebe? Quem interfere a partir de novos dados, conecta entre si as informações, descobre conexões? Quem percorre intrinsicamente a trama labiríntica da rede? Quem simula o quê? Indivíduos? Programas Agentes? Grupos conectador por groupwares? (Lévy, 1977, p.130)
Temas interdiscplinares na educação / Luiza Elena Leite R. do Valle, Quézia Bombonatto, Maria Irene Maluf. Rio de Janeiro: Wak Ed. 2008)
Pense: O que eu fiz ou faço para que a tecnologia seja auxiliar no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem?
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